O processo do teste de percolação consiste em medir o tempo que a água leva para infiltrar-se no solo em diferentes profundidades. Para isso, é feito um poço de teste, onde a quantidade de água infiltrada é registrada ao longo do tempo, permitindo obter dados precisos sobre a taxa de percolação do terreno. Esse procedimento identifica se o solo possui a drenagem necessária para suportar o volume de água que será introduzido, evitando problemas como alagamentos, contaminação do lençol freático e degradação ambiental.
Os resultados do teste de percolação são fundamentais para definir o tipo e a capacidade do sistema de drenagem ou tratamento de efluentes mais adequado para o local. Solos com baixa capacidade de percolação podem exigir soluções alternativas para garantir o bom funcionamento de sistemas sépticos ou de tratamento de águas, promovendo a sustentabilidade do projeto e minimizando o impacto ambiental.
Com uma equipe técnica experiente e equipamentos de ponta, a A.BAROSSI realiza o teste de percolação de solos de maneira ágil e precisa, oferecendo laudos detalhados que orientam os projetos de forma segura e eficaz. Conte conosco para garantir que o seu empreendimento tenha a infraestrutura adequada para drenagem, respeitando as necessidades do solo e o meio ambiente.